Dicas de treino para mulheres com mais de 40 anos

Existem exercícios ideais para idosos? Em que consiste? Que benefícios eles podem oferecer? Eles podem ser praticados diariamente ou é melhor deixá-los apenas alguns dias por semana?

A seguir vamos tirar todas essas dúvidas e também revelar algumas dicas que podem ser úteis para você quando se trata de se manter saudável e em forma após os quarenta anos com estilo de moda fitness feminina.

Continue lendo para saber mais!

Idade não é um impedimento

Hoje, muitas pessoas consideram que a idade por si só não é um impedimento para manter um estilo de vida ativo. 

Por isso, é cada vez mais comum ver pessoas de todas as idades se exercitando em academias e espaços públicos de recreação e esportes.

Hoje, sabe-se que os exercícios ajudam a ter saúde e bem-estar. 

Além disso, permite manter uma boa aparência, o que pode, sem dúvida, ser uma boa fonte de motivação quando se trata de ser disciplinado e constante.

Agora, todos deveriam se exercitar da mesma maneira todos os dias, independentemente da idade? Não, nem todas as pessoas precisam da mesma rotina de exercícios.

Exercícios ideais para maiores de quarenta anos.

As recomendações podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do seu estado de saúde e outras particularidades.

Embora seja verdade que existem algumas diretrizes comuns, como as indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os adultos (18 a 64 anos) devem dedicar cerca de 150 minutos por semana à prática de atividade física aeróbia, de intensidade moderada. 

Outra opção é fazer 75 minutos de atividade física aeróbica vigorosa a cada semana ou seguir um plano que combine as duas opções.

Com a prática de exercícios físicos regulares, as funções cardiorrespiratórias, musculares, articulares, neurológicas e cognitivas podem ser melhoradas.

E, ao mesmo tempo, reduzir o risco de sofrer de doenças não transmissíveis, além de transtornos do humor, como ansiedade e depressão.

Por outro lado, segundo os autores de Exercício físico para todos os idosos: mover-se é cuidar de si:

  • A atividade física moderada pode desacelerar o declínio funcional e reduzir o risco de doenças crônicas em idosos.
  • Da mesma forma, apontam que a prática de atividade física, exercício ou esporte é mais do que justificada, não só na área da saúde, mas também como atividade social e recreativa.

1. Ioga e Pilates

Existem alguns exercícios com os quais poderá recuperar a elasticidade da pele e evitar aqueles excessos irritantes de pele debaixo dos braços ou no queixo.

Recomendamos a prática de ioga e pilates.

Além disso, com esses exercícios você pode melhorar sua postura e evitar dores na região lombar.

Eles também irão ajudá-lo a relaxar e perder peso.

2. Cardiovascular

Para melhorar a saúde cardíaca, não há melhor exercício do que andar de bicicleta. Andar de bicicleta, seja no campo ou estático, ajuda o coração a ter uma melhor resistência.

Ao mesmo tempo, permite que você se divirta, socialize e tenha uma figura adequada.

3. Maior resistência

No que diz respeito a fortalecer e aumentar a resistência, há quem aconselhe o uso das máquinas que ficam nas academias. Com eles é possível fortalecer os músculos e tonificá-los ao mesmo tempo.

Se não gosta da ideia do ginásio, pode comprar estes aparelhos e levá-los para casa: assim terá o seu próprio espaço de exercício a um passo de si.

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