Animal de estimação doente? 6 dicas para cuidar do seu animal

Um animal de estimação doente pode ser muito angustiante. Se eles sofreram um ferimento, comeram algo que não deveriam ou parecem estar contraídos com uma doença, é importante saber como cuidar deles.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a cuidar do seu animal de estimação quando ele parecer indisposto e precisando de uma clínica veterinária.

Fale com um veterinário

Muitos donos de animais de estimação não entram em contato com o veterinário até que os sintomas sejam graves, mas vale a pena falar com eles assim que perceber que algo está errado para que você possa obter conselhos. 

A equipe está sempre disposta a discutir quaisquer questões sobre seu animal de estimação pelo telefone e pode pedir que você venha ou dê outras sugestões para seus cuidados, o que pode ajudar quando você estiver se sentindo angustiado.

Tome nota do que comem ou bebem

Os animais de estimação não podem nos dizer o que há de errado com eles, então, como proprietário, você deve procurar os sinais sutis. 

Por exemplo, um cão saudável precisará beber de 0,5 a 30 ml de água por quilo de peso por dia. Se beberem muito ou pouco, pode ser um sinal de que podem estar doentes. 

Você também deve prestar atenção se eles estão comendo, manter um diário se isso ajudar, para que você possa passar as informações ao veterinário.

Siga as instruções e prescrições de cuidados com cuidado

Se o seu veterinário prescreveu medicamentos ou lhe deu certas instruções, siga-as cuidadosamente. 

Se seu animal de estimação não tomar comprimidos, fale com um veterinário e veja se você consegue uma versão injetável de seu medicamento, para que ele não possa cuspir uma dose furtivamente. 

Alguns veterinários oferecem visitas domiciliares para ajudar com a medicação, especialmente se seu animal de estimação estiver muito doente para ir para uma consulta.

Forneça a eles uma cama confortável

Os animais de estimação que estão doentes podem precisar de ajuda extra para entrar e sair da cama, especialmente quando se trata de ir ao banheiro, e podem precisar ser movidos regularmente para evitar feridas.

 Pode ser necessário deixar algumas toalhas velhas no caso de eles ficarem doentes ou não puderem sair a tempo.

Mantenha-os limpos

Os animais geralmente são bons em autolimpeza, mas se eles estiverem doentes ou feridos, você pode precisar ajudá-los por um tempo. 

Você pode, por exemplo, precisar limpar o pelo do seu gato se ele não conseguir fazer isso sozinho, caso contrário, ele pode ficar ainda mais doente e simplesmente não é bom para ele se sentar em sua própria sujeira.

Fique de olho em qualquer mudança

Como dono de um animal de estimação, você se sentirá em sintonia com seus animais de estimação e saberá quando algo estiver errado. 

Mesmo que o veterinário tenha dito que não há nada com que se preocupar, se algo mudar, avise-o. 

Algumas doenças podem surgir rapidamente, por isso, se seu animal parecer estar se deteriorando, marque uma consulta de emergência para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *